12 PASSOS PARA HARMONIA DO SORRISO

 

12 PASSOS, HARMONIA e PERSONALIZAÇÃO DO SORRISO
"TAMANHO,FORMA e cor"

1) Proporção e Simetria dos Pares - Dentes anteriores superiores

Planejamento Reverso Estético e Funcional deve começar na área mais nobre do sorriso “ I.C.S “. Os incisivos centrais superiores devem estar em harmonia estética com os laterais e caninos superiores, com ênfase nos centrais superiores, proporção áurea. A diferença entre os tamanhos do zênite do central superior em relação ao lateral superior deve variar de 1mm a 1,5mm para as mulheres e de 0,5 mm a 1,0 mm para homens.



2) Arco do Sorriso ( posição vertical )

Figura geométrica alcançada entre a largura e a altura ideal e relação de simetria dos incisivos centrais superiores ao tocar o lábio inferior.



3) Proporções e Simetrias entre os dentes anteroposteriores e as seis linhas horizontais do sorriso.

Zênite Gengival ( ponto mais apical do contorno da gengiva de cada dente, localizado na porção mais distal ao longo do eixo do dente ).



4) Presença de Espaços Negros ( Black Space )

Diastemas devem ser fechados .



5) Zênite ou Design Gengival

Linha Horizontal do Sorriso entre os Zênites Gengival deve ser nivelada , entre centrais e caninos e ligeiramente abaixo ( 0,5mm) nos laterais superiores (gengivoplastia)



6) Exposição Gengival ( altura do sorriso )

Avalição das linhas horizontais do sorriso ( linha do sorriso , linha do zênite) – altura limite sugerida como exposição gengival de até 3,0 mm ( percepção do agradável ) - gengivoplastia , toxina botulínica – avaliação do profissional em conjunto com a expectativa do cliente.



7) Corredor Bucal

Corredores bucais intermediários são ideias ( de 3,0 a 5,0 mm ) , seguido dos mais estreitos e inexistentes.
Corredores amplos podem ser corrigidos com ortodontia , expansão rápida de maxila e ou/ expansão dental ( prótese ) de modo a harmonizar as proporções.


8) Linha Média Dental

Pouco notado pelos leigos, pode comprometer toda simetria do conjunto quando superiores a 3,0 ou 4,0 mm, segundo literatura. Alterações na angulação da região nobre estética (I.C.S) isoladamente ou combinada com os incisivos laterais superiores e caninos superiores são extremamente prejudiciais para a harmonia, devem ser corrigidos imediatamente.




9) Detalhamento e Evidenciamento da Anatomia Dental

Fase final de Ortodontia + Procedimentos de Refinamento Estético:

a) Branqueamento dental
b) Ajustes de pontos de contato
c) Organização das ameias gengivais e incisais
d) Ângulos retos ou arredondados nas porções incisais proximais sorrisos suaves e ou/ agressivos )


10) Volume Labial , Simetria , Moldura do Sorriso

Dentes anteriores devem dar sustentação para obtermos harmonia e elegância entre o conjunto lábios + arcadas dentais superior e inferior - aumento de volume ou correções podem ser conseguidas com equipe multidisciplinar, orofacial . (Preenchimento com ácido Hialurônico, toxina botulínica, etc...)


11) Arcada Inferior

Deve servir de base tridimensional para harmonizar estética e regular a função das arcadas ( incisivos centrais e laterais inferiores lineares, mesmo plano; caninos inferiores cúspides mesmo plano ou de 0,5mm a 1,0mm acima da linha dos incisivos – sorriso jovial ) . Linha do sorriso inferior nível do lábio inferior ou ligeiramente acima (1,0 a 2,0mm) .



12) PERSONALIZAÇÃO DO SORRISO

Variações e Combinações da Estética Branca e Estética Rosa :
Valor > valor mais claro
Croma - cores matiz
Opalescência – translucidez




Agendar Consulta:
(11) 4153-2311
(11) 99279-1488